III Feira de Livros e Quadrinhos de Natal

Hora de brincar e programar Postado por Oficina da Notícias | 08 de Novembro de 2016

A 6ª Feira do Livro e Quadrinhos de Natal (FLiQ) será uma oportunidade de entrar em contato com o mundo da programação de jogos para computadores. O espaço FLIQ Games recebe o GamEdu, da Metrópole Digital (IMD), que vai proporcionar palestra, oficinas e também vai apresentar os jogos das equipes participantes do Desafio GameEdu na Cidade de Criança.   

Este é o segundo ano que a FLiQ abre espaço para a programação de jogos de computadores. Neste ano, estão programadas uma palestra sobre o desenvolvimento de jogos (no dia 10/11), e também duas oficinas técnicas (nos dias 11/11), uma para aprender a criar desenhos para jogos digitais, e outra como desenvolver animações digitais. Haverá também uma mostra parcial dos jogos em desenvolvimento no Desafio Gamedu.  


A oficinas são gratuitas e estão abertas para crianças e adolescentes. A palestra é mais voltada para professores e pais mostrando o potencial do mercado de games tanto para a diversão como para iniciativas educacionais. "Os pais e crianças podem entrar em contato com o mercado de desenvolvimento de jogos, e ver que há potencial de se tornar uma profissão e carreira para elas no futuro", afirma Artur Guimarães, coordenador de projetos do laboratório GamEdu.   


"O desenvolvimento de games em Natal não é mais uma realidade distante. A ideia é mostrar que Natal está acompanhando um cenário global de um mercado de desenvolvimento de games, que segundos estudos já ultrapassou os montantes obtidos com a indústria cinematográfica", completou Guimarães.  


O Desafio Gamedu é uma plataforma online com videoaulas sobre programação de jogos e também uma competição para identificar o melhor jogo. O resultado final do Desafio será conhecido em dezembro, mas uma mostra parcial dos desenvolvimentos será apresentada durante a programação da FLiQ.


Na última parcial, 20 grupos já estavam inscritos para o Desafio GamEdu. No último ano, um aluno de Alagoas foi o vencedor do desafio, e recebeu menção do Ministério da Educação (MEC) por seu aplicativo de combate ao mosquito da Dengue.

Ainda segundo Guimarães, atualmente em Natal, diversos cursos entre graduação e pós-graduação  trabalham diretamente e indiretamente com o desenvolvimento de jogos tanto na UFRN quanto no IFRN. Além disso, essa cultura de desenvolvimento de games vem sendo difundida nas escolas natalenses.  


O próprio Metrópole Digital leva o Clube de Programação, cujo o objetivo é ensinar a criança a desenvolver programas de forma lúdica e com foco na criatividade. As aulas são ministradas em colégios particulares e da rede pública de Natal. "Nas aulas, ou as crianças desenvolvem um game, ou se joga um e ele é 'desmontado'. Desse modo, desenvolvem a criatividade e, ao mesmo tempo que se joga, aprende", explica Guimarães.  


Serviço

Palestra e Oficinas sobre jogos de computadores no Espaço FLiQ Games - 6ª FLiQ, na Cidade da Criança. Entrada Gratuita.

 

Quinta-Feira - Dia 10/11

16h - Palestra: Uso dos Jogos educacionais na educação para professores, com Artur Guimarães. No Espaço FLiQ Games


Sexta-feira - Dia 11/11

16h - Palestra: Palestra: Aprenda a criar desenhos para jogos digitais - Palestrante: Rodrigo Dantas

17 - Palestra: Como desenvolver animações digitais (Scratch), com Wendell Oliveira, no Espaço FLiQ Games


Sábado - Dia 12/11

16h- Desafio Gamedu de desenvolvimento de Jogos Digitais, Mostra de Jogos do Desafio - no Espaço Fliq Games
deixar comentário

0 Comentários

Nenhum comentário cadastrado até o momento

Comentário


enviar